quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DE CARÊNCIAS E VÔOS


“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...”
William Shakespeare

Esse trecho do Shakespeare reflete o que penso atualmente, mas infelizmente meu sentimento ainda não sintonizou com meu pensamento ou pelo menos a minha carência, quando ela aparece, faz questão de não entender isso.
Sim, porque quando estamos carentes a vontade é de exigir que o mundo ande rápido pras coisas acontecerem. Queremos o amor e queremos pra hoje, ou melhor ainda, pra ontem. Paciência que nada!
E de onde vem a carência que nos aumenta a ansiedade?
Vem das nossas necessidades não supridas, dos nossos desejos não realizados, dos nossos débitos com a gente mesmo.
E como consequência, projetamos (uma ou várias) expectativas nos nossos parceiros, esperando que eles tenham a fórmula mágica para nos satisfazer, para cobrir nossas faltas. Esperamos o Príncipe (ou Princesa) Encantado que vai chegar num cavalo branco – ou numa versão mais moderna num carrão importado como no filme “Uma linda mulher” – para nos salvar das nossas misérias.
Dessa forma, colocamos uma responsabilidade que seria nossa, nas costas de outra pessoa, que por mais bem intencionada que seja, não deveria carregar esse peso. Relacionamentos deveriam ser pássaros em vôo e não engaiolados, aproveitando a metáfora de alguns textos de Rubem Alves.
E antes mesmo de ter relacionamentos em vôo, eu me lembro que eu mesma quero SER pássaro em vôo! E estou ainda aprendendo a bater minhas asas...
Por isso, sempre que sinto essa falta, essa carência de ter um parceiro, procuro lembrar de me perguntar o que posso fazer por mim mesma? O que estou precisando neste momento?
E desde ontem me lembrei que estava me devendo investir no meu projeto de “Aprendiz de Escritora”. E então saiu este texto.
Bem, ainda continuo desejando parceria, mas em primeiro lugar estou cuidando das minhas necessidades, para que eu tenha “boas razões para que gostem de mim”.
 Adriana Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário