quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE FIM DE ANO


Sempre tive um encanto especial pela estória “O Pequeno Príncipe” de Antoine Saint-Exupéry. São várias e belíssimas suas metáforas: o encontro do piloto com seu eu criança e todos os sonhos esquecidos após a entrada no mundo dos adultos; o valor da amizade que uma vez cativada nos torna responsáveis ela; o reconhecimento das coisas que são realmente importantes e que muitas vezes não sabemos enxergar pois estamos demasiado envolvidos no mundo adulto;  e no final a morte vista como uma transição e não como um fim.
Gostaria de destacar aqui duas passagens da estória, de especial importância para mim. A primeira mostra quando o Pequeno Príncipe começa a inquietar-se com as várias coisas que sua rosa lhe disse. Entristeceu-se e reconheceu que não sabia muito sobre a vida e foi então que decidiu viajar pelo mundo para aprender algo mais. Sua coragem é admirável.
A segunda passagem diz do contato inicial do principezinho com o piloto, onde o pequeno pede para o adulto que lhe desenhe um carneiro. E depois de várias tentativas frustradas, pois o piloto havia abandonado sua carreira de desenho aos seis anos, ao desenhar uma caixa com alguns buraquinhos onde o príncipe olhou, e com sua imaginação criativa viu o carneiro que desejava e ainda a caixa para servir de abrigo, foi que ele ficou satisfeito e agradeceu. Eis o desenho da caixa.

 
Neste período de comemorações de fim de ano, o que considero ser uma época que aproveitamos para falar sobre nossos sentimentos para as pessoas que gostamos e amamos, gostaria de lhe presentear com a mesma caixinha que foi desenhada ao Pequeno Príncipe, para que você possa olhar dentro dela, e através de sua imaginação criativa e ativa possa enxergar tudo que você deseja e sonha pra si mesmo! Sim! Se você se lembrar do espírito livre da criança que você foi, poderá não ficar aprisionado ao mundo adulto – como o piloto da estória estava e depois conseguiu modificar-se - e resgatar coisas importantes que ficaram para trás, inclusive a imaginação, a fantasia e a cria-ação.

Desejo também que a aventura do Pequeno Príncipe seja um convite para você começar a desbravar novos caminhos do seu mundo interno e externo com coragem e desejo de crescimento. Que as inquietações de sua vida lhe façam sair do seu lugar de conforto e lhe movam a buscar novos aprendizados, como aconteceu com o principezinho. E talvez você possa descobrir estradas que te levem a construir uma vida mais coerente com seus valores, sonhos e desejos...



Então, neste Natal e em todo o ano de 2012, desejo que esse espírito do Pequeno Príncipe esteja sempre presente dentro do seu coração, te oferecendo inquietação, coragem, busca e grandes transformações internas!

Afetuosamente, Adriana Freitas.

Dezembro 2011
Fontes: Antoine Saint-Exupéry. O Pequeno Príncipe. Ed. Agir. //  Filme: O Pequeno Príncipe. Direção: Stanley Donen de Lerner e Lowes’s

2 comentários:

  1. Dri,

    Feliz 2012 para vc com muita paz, saúde, alegrias, sucesso e transformações.

    Abraços.

    Mara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mara pelo carinho! Tudo de bom pra vc neste 2012!

    ResponderExcluir